Cifra Club

Aprenda músicas de filmes para tocar no violão

Aumente o seu repertório com algumas das trilhas sonoras mais famosas da história do cinema!

Quem nunca assistiu um filme e ficou com a trilha sonora na cabeça durante um tempo? Essas músicas, muito marcantes e carregadas de emoções, podem ser também ótimas e divertidas fontes de aprendizado.

Por isso, hoje você poderá conferir as melhores dicas de músicas de filmes para tocar! Então afine seu violão, ache sua palheta e venha com a gente nessas aventuras cinematográficas!

7 músicas de filmes para tocar

Seja você amante de filmes de ação, animação ou romance, pelo menos uma das canções a seguir certamente já passaram pelos seus ouvidos.

Agora chegou a hora de conhecê-las mais a fundo: seus acordes, solos, técnicas e muito mais. Veja um spoiler da nossa lista com as músicas de filmes para tocar:

  • He’s a Pirate
  • You’ve Got a Friend in Me
  • Hedwig’s theme
  • A Thousand Years

E muito mais! Vamos lá?

1. He’s a pirate – Geoff Zanelli, Hans Zimmer e Klaus Badelt (Piratas do Caribe)

Antes de tocar He’s a pirate você precisará afinar a sexta corda (E) em D. Essa é uma boa oportunidade para quem pretende tocar acompanhamento e melodia juntos.

Para facilitar o entendimento, separe a música em partes e estude-as uma por vez. Além disso, pratique a técnica de hammer on, que será utilizada em algumas passagens.

Em alguns momentos, os toques são em acordes completos e, em outros, apenas a melodia. No total, são 15 o número de shapes que aparecem na música.

2. Amigo Estou Aqui – Randy Newman e Zé da Viola (Toy Story)

Para tocar Amigo Estou Aqui é preciso subir um tom e meio, colocando o capotraste na terceira casa.

Na introdução, temos um solo que pode ser dividido em três partes, enquanto o restante da música toda é acompanhada por um dedilhado. Recomendamos passar por cada parte com calma para notar as particularidades e variações entre as frases.

A canção possui 25 acordes no total, o que contribui para ampliar seu repertório! Tente tocar também a versão simplificada de Amigo Estou Aqui, que conta com 10 acordes, não possuindo solo e dedilhados.

3. Hedwig’s Theme – John Williams (Harry Potter)

Uma boa pedida para quem está começando a se aventurar nos solos, Hedwig’s Theme não tem técnicas complicadas, com notas tocadas apenas nas cordas 1 (E) e 2 (B).

Para fixar a dinâmica da melodia, pratique quantas repetições precisar e tente acompanhar a música original.

4. A Thousand Years – Christina Perri (A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2)

Em A Thousand Years, você precisa posicionar o capotraste na terceira casa para subir um tom e meio. Logo na introdução, há um dedilhado dividido em quatro partes e, para executá-lo, é recomendado saber as técnicas de pull off e slide.

A primeira parte começa acompanhada também de um dedilhado, com um trecho em que entram as batidas.

A levada com as batidas segue até o final, mas cuidado com as variações. Acompanhe a cifra para saber o momento exato das transições de shapes. Ao todo, temos 15 acordes e 2 pestanas dentre eles.

5. My Heart Will Go On – Céline Dion (Titanic)

My Heart Will Go On é composta por 13 acordes, sendo 8 em forma de pestana. Dependendo da sua experiência no violão, o shape B/D# pode exigir maior dificuldade. 

Na introdução, o marcante solo é dividido em duas partes, portanto, pratique as repetições e as técnicas de slide, hammer on, pull off e vibrato.

Como a dinâmica da música vem em uma crescente, faça dedilhado até o primeiro refrão e, em seguida, as batidas.

6. Ciclo Sem Fim – Tim Rice e Elton John (O Rei Leão)

Em Ciclo Sem Fim, você precisa saber apenas uma levada para tocar toda a música! O ponto de atenção está em quantas vezes ele será tocado em cada shape, por isso, não deixe de acompanhar a cifra.

Com 22 acordes, alguns são mais simples enquanto outros demandam mais habilidade.

7. Pantera Cor de Rosa – Henry Mancini (Pantera Cor de Rosa)

Pantera Cor de Rosa é uma excelente oportunidade para desenvolver suas técnicas de hammer on, pull off, slide e vibrato. 

Conforme a tablatura, treine uma parte de cada vez para conseguir memorizar e se habituar com a melodia. Se preferir, comece mais devagar e vá aumentando gradativamente.

Você ainda pode utilizar um metrônomo para te auxiliar nessa tarefa, ou tentar acompanhar a versão original!

Confira algumas músicas da Disney para tocar

Agora que você está por dentro de algumas trilhas sonoras clássicas, continue evoluindo seus estudos com novos ritmos e confira músicas da Disney para tocar!

Aprenda as cifras de canções especiais que seguem marcando e divertindo diversas gerações. Vamos nessa?

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK